Você está em >>> Tarô de Marselha >>> Acesse o Índice de Tarô de Marselha

 

Início          Os 22 arcanos do tarô de Marselha       A tiragem no tarô de Marselha

 

 A  TIRAGEM  NO TARÔ

 

 

Numa tiragem de tarô são considerados a carta e seu simbolismo isoladamente, as relações que cada carta mantém com as cartas vizinhas, e ainda a posição que ela ocupa dentro da tiragem. Desse modo, um carta considerada ruim (como por exemplo A MORTE) dependendo das cartas que a pareiam, pode ter seu efeito nefasto diminuído ou atenuado, ou mesmo revertido – e aqui está a magia do tarô.

Normalmente são utilizados somente o 22 arcanos maiores, mas, dependendo do método de tiragem, especialmente naquelas em são exigidas muitas cartas, usam-se também os arcanos menores, ou  o baralho completo.  Essas cartas não servem para determinar acontecimentos importantes, mas funcionam como coadjuvantes dos arcanos maiores, fornecendo informações secundárias.

O tarô pode responder a qualquer tipo de questão que o consulente não saiba conscientemente responder. Dúvidas, indecisões, falta de rumo, separações e desordens têm no tarô respostas que indicam ao consulente o motivo passado da causa presente que determinará o futuro. Claro, a interpretação dependerá do olho de Hórus de cada um.

Mesmo a utilização do tarô para perguntas banais , tal como “Vou ganhar na loteria algum dia?”, pode apresentar respostas surpreendentes. A resposta, claro, dependerá da capacidade de cada um para interpretar o simbolismo. Um tarólogo verdadeiro jamais se permite tais tipos de perguntas, pois isso é uma profanação que demonstra sua incapacidade de lidar com o simbolismo e com as coisas sagradas, e entende-se aqui porque os iniciados ocultaram tudo num simbolismo hermético pouco acessível aos ignorantes.

 

Mas mesmo para a questão banal “Vou ganhar na loteria algum dia?” a resposta pode ser surpreendente. Essa questão pode ser respondida apenas por uma carta. Se por exemplo saísse A MORTE, a interpretação seria essa: DERROCADA OU REALIZAÇÃO DO DESEJO. CONDICIONAL: uma ressurreição do ego; do contrário a pessoa não só nunca ganhará na loteria como ainda poderá perder o que tem. Então, agora já no âmbito do CONSELHO DO TARÔ: “Afaste-se do jogo; do contrário ele poderá levar à derrocada final, e até ao suicídio (MORTE). O caminho para você ganhar dinheiro não é esse”. Assim, em termos concretos a resposta do tarô seria essa: NÃO.

 

Se a essa mesma pergunta saísse o arcano O SOL, aparentemente a resposta seria SIM, pois esse arcano indica sucesso nos empreendimentos. Mas, em seu lado negativo - e é o caso a aplicar aqui – indica arrogância, egoísmo em excesso (que é, de fato, o que o consulente está demonstrando ao fazer essa pergunta). No lado positivo, todavia, no arcano O SOL se expressa também o PODER CRIADOR, ou seja, o consulente poderá se realizar financeiramente a partir da execução de um projeto criativo, a mão benéfica do destino estará com ele se souber ser humilde em seus passos, se desprover-se de sua arrogância, no que a entrada de dinheiro será favorável, não necessariamente por ganhar na loteria, ainda que essa possibilidade não esteja descartada. Em termos de CONSELHO DO TARÔ: “Ajuda a tua sorte trabalhando positivamente em teus projetos, que ela te ajudará na obtenção do sucesso, mas não te esqueças da humildade”.       

 

    

  COMO TIRAR TARÔ:  OS MÉTODOS DE LEITURA


Existem vários métodos de leitura de tarô, podendo o tarólogo desenvolver seu próprio método. Para se realizar uma tiragem de tarô a pessoa deve primeiro estudar as cartas, aprender e apreender o sentido abstrato imediato de cada uma delas, observar os desenhos, símbolos e cores.

 

  SIMBOLISMO DO GRAFISMO DAS CARTAS: Sendo o Tarô um baralho que guarda a doutrina dos iniciados, o simbolismo é universal. As figuras - os arcanos maiores - podem representar pessoas específicas no jogo. Os arcanos menores - os naipes - podem ser usados como relativos ao cotidiano do consulente, mas são dispensáveis.
 

MÉTODOS DE TIRAGEM

 

 TIRAGEM DE CARTA ÚNICA

 

  É o mais simples de todos. Simplesmente enquanto estiver embaralhando as cartas, pense na  questão, e então, intuitivamente, pegue uma carta e a vire. É claro que a interpretação vai depender de grau de conhecimento de cada carta do baralho. Normalmente o "sim"e o "não" são os resumos dos respostas, que se identifica com a positividade ou não do arcano tirado.

 

TIRAGEM POR TRÊS CARTAS

 

Na tiragem de conjunto, essa é a tiragem mais simples. Normalmente usam-se somente os 22 arcanos maiores. O próprio consulente deve ser solicitado a embaralhar as cartas. Enquanto as embaralha, deve pensar em sua questão.  O baralho será depois aberto em forma de leque, em cima da mesa, movendo o conjunto no sentido da direita para a esquerda. O consulente retirará dele - COM A MÃO ESQUERDA - três cartas, dispondo-as do modo abaixo, mas ainda  sem revelá-las. A seguir, empilhe o monte e vire a primeira carta tirada, examinado detalhadamente.  

 

 

Esquema de Jogo

         O primeiro arcano, representando o passado, indica os obstáculos que estão atuando contra o consulente e seu desejo. Ou mesmo o que está favorecendo ou desfavorecendo o consulente, a partir de seu passado.

 

        Essa carta representa o passado ou a base do assunto em questão. Explana os eventos, circunstâncias ou condições que levaram o consulente aonde ele está agora. 

 

         Vire então a próxima carta.

 O segundo arcano, representando o presente, indica uma nova direção ou condição que está para chegar em seu seu Ser. Indica também o que está favorecendo o consulente. 


       O terceiro arcano, representando o futuro, indica o conselho que o tarô oferece para a resolução do problema, e, consequentemente, a construção do futuro.

 

      É obvio que a interpretação é subjetiva, dependendo da capacidade de cada um em interpretar as cartas e ver o simbolismo.

 

   TIRAGEM POR QUATRO ARCANOS

 

Usa-se somente os 22 arcanos maiores. A 1a. carta revela o passado; a 2a. o presente; a 3a. o futuro; e a quarta é o conselho do Tarô. As cartas são dispostas em forma de cruz. O procedimento é o mesmo acima: porém, a primeira carta (passado) deverá ser colocada à esquerda; a segunda carta (presente) à sua direita; a terceira carta, abaixo e entre as duas já tiradas; e o quarto arcano (o conselho do Tarô) é colocado acima e entre as duas primeiras cartas anteriormente tiradas.                                  

 

      

     TIRAGEM EM CRUZ CÉLTICA

 

 DESCRIÇÃO E PROCEDIMENTO

1 - Embaralhe as cartas enquanto pensa em sua questão. Deite 10 cartas já viradas, nas posição em que mostra o diagrama.

2 - Cada posição tem um significado especial, explicado abaixo.

 

 

   POSIÇÃO DAS CARTAS

  1. Influencia seu trabalho e o tempo presente. Representa a atmosfera geral do cliente e seu principal concernimento.

  2. A carta colocada ao lado da carta 1: Representa as forças opositoras. Se é uma boa carta, ela ajudará a situação presente.

  3. Esta carta mostra o que já se tornou parte da experiência do cliente.

  4. Representa as influências ou experiências do cliente, do passado, do presente ou do futuro. 

  5. Indica a situação que pode acontecer no futuro.

  6. Mostra os medos no que diz respeito à questão perguntada. 

  7. Descreve as coisas que acontecerão no futuro: encontros, lances inesperados, ofertas, enfim, uma influência, podendo ser de uma pessoa ou não. 

  8. Descreve as opiniões e influências de amigos e familiares sobre a matéria em questão. 

  9. Revela as próprias esperanças do cliente, ideias e ideais sobre a matéria envolvida.

  10. FINALIZAÇÃO: Esta carta revela como será a evolução final. Seu significado será decidido pelas cartas anteriores. 

 

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.