Você está em Ciências & Tecnologia

 Acesse a página inicial de Ciências & Tecnologia

 

 

 IBM LANÇA PRIMEIRO SOFTWARE QUE TRADUZ FALA

INSTANTANEAMENTE

 

 

A IBM lançou o primeiro software capaz de traduzir conversas em multilínguas.  O software ainda está longe da perfeição exibida pelo cérebro humano, mas já é um avanço considerável no reconhecimento de voz, particularmente porque o software da IBM – chamado Mastor - faz tradução simultânea de voz, alto e em bom som. Tal como os primos pobres que fazem tradução de texto, o lançamento da IBM também nem sempre consegue reconhecer palavras de múltiplos sentidos dentro de um contexto, tal como: O jeito que você toca, me toca. Todavia, é um quebra-galho que está sendo usado pelos soldados americanos no Iraque na tentativa de se entenderem com a população local. Um computador com o Mastor e um microfone é tudo que o soldado  precisa. Por enquanto somente os soldados americanos no Iraque o estão usando. A IBM doou os aparelhos ao exército.

 

Quando uma pessoa fala o aparelho pode tanto escrever quanto falar o que está sendo dito. Quando for liberado aos turistas, melhor entender alguma coisa do que nada, quando alguém fala.  Em termos de funcionalidade é mais ou menos como os tradutores de textos, jamais traduz corretamente, mas dá para saber do que se trata o assunto. A linguagem humana é mais do que fala: inclui expressão facial, gestos, entonações de voz, duplo sentido, ironia, "pegadinhas", etc..

 

Na verdade a IBM não é a pioneira no tradutor de fala; há pelo menos 20 sistemas comerciais disponíveis; e desde 1948 algumas companhias têm pesquisado um aparelho capaz de traduzir a fala. Mas é consenso que o aparelho da IBM deu um grande salto neste setor, cujo desenvolvimento em pesquisas custou $75 milhões.  

 

O aparelho da IBM é diferente porque pode traduzir diferentes línguas em tempo real. É como um computador pessoal portátil.   

 

Agora, imagine o Mastor traduzindo este diálogo:

 

Eu toquei a campainha, e o que vi tocou meu coração: ela estava tocando o marido de casa enquanto o filho não se tocava com o fato, e tocava violão no quarto. E no que tocava ao outro filho, este ia tocando sua vidinha de sempre, em sua toca de adolescente, sem se tocar que na parte que lhe tocava ele não tocava apito algum.” 

Pobre Mastor! Ficaria pra lá de Bagdá!

 

 

    NOVO TRADUTOR DE FALA PROMETE FAZER MAIS

 

 

 

É o Trinvo, também com suporte a 12 línguas. O pequeno aparelho traduz, quase instantaneamente, até 12 diferentes línguas faladas. Para quem viaja pelo mundo, ter um desses no bolso será uma enorme vantagem.

A novidade é trazida pela Nomenta, que também promete outras funções para o Trinvo. Segundo noticiou o site Engadget, além do dicionário de palavras e expressões, traz 750 expressões populares, guia de rotas e outras informações úteis como conversão de medidas e de moedas, etc.

O dispositivo, que reconhecerá normalmente a fala humana para realizar a tradução, também falará de forma clara, na língua escolhida pelo usuário. Cabendo no bolso, possuirá entrada para fone de ouvido, tela LCD com luz de fundo, controle de volume, botões de silicone e até um botão parecido com a click wheel, do iPod. Entre as 12 línguas oferecidas, estão o turco, holandês, árabe, chinês, russo, e o nosso português, fora os tradicionais espanhol e inglês.

O Trinvo ainda não tem preço ou data de lançamento definida, mas estará disponível em três modelos: versão normal, versão compacta e cartão tradutor. Mais informações podem ser lidas na Trinvo.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.